Negociação e Credenciamento em Serviços de Saúde - 27/04/2019 - VAGAS LIMITADAS

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16 horas

Descrição do curso

Neste curso você irá aprender sobre Noções de Gestão Comercial, Negociação e Credenciamento em Serviços de Saúde de forma bem estruturada para alcançar ótimos resultados. Serão abordados os pontos importantes da Negociação, Tabelas de Negociações, Leis,Credenciamento, Contratos, com discussões de casos em sala de aula.

Categoria: Credenciamento e Negociação em Serviços de Saúde







INÍCIO EM 27 DE ABRIL DE 2019
TÉRMINO EM 04 DE MAIO DE 2019
Carga horária Total - 16horas-aula
Aulas aos sábados -  das 08h às 17h. Total de 02 encontros.
Local: Águas Claras Shopping - Av. das Araucárias, Lotes 1885/2005, 5º Andar sala 506 - Auditório - Águas Claras - Brasília (DF)
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Informações gerais

Conteúdo
  • • Abordagem histórica da Saúde no Brasil
  • ► Preceitos da Constituição Federal
  • ► Como surgiu a Saúde Suplementar
  • ► Quem é a ANS, qual o seu papel?
  • ► O que é Rol de Procedimentos?
  • ► Principais Leis reguladoras (detalhar as leis e principais pontos):
  • ► Lei 9656/98:
  • · RN Nº 363;
  • · Nº 364;
  • · IN Nº 61;
  • · Lei 13003;
  • · RN 463/2018;
  • · Importante Saber: Projetos da ANS;
  • CREDENCIAMENTO
  • • Conceitos e atribuições da área de credenciamento planos de saúde.
  • ► O que é credenciamento
  • ► Como é feito um credenciamento
  • ► Documentações necessárias
  • ► Limites para credenciamento
  • ► Cuidados necessários:
  • · Análise Financeira
  • · Reputação da operadora de saúde e do prestador de serviços
  • · Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
  • · Classificação por tipos de Operadoras de Saúde
  • ► Tipo de Operadoras:
  • · Autogestão e o Grupo Unidas
  • · Cooperativa Médica,
  • · Filantropia,
  • · Medicina de Grupo e
  • · Seguradoras
  • ► Número de beneficiários por tipo de operadora
  • ► Órgãos Públicos regidos por legislações especificas
  • ► Seguradoras Internacionais
  • NEGOCIAÇÃO
  • ► Conceito de Negociação
  • ► Técnicas de negociação e seus pilares
  • ► Postura de Negociador
  • ► Atributos de um bom negociador
  • ► Canal de Comunicação com Cliente;
  • • Elaboração de Proposta para Credenciamento
  • ► Conhecendo os itens da negociação de acordo com o perfil do serviço prestado.
  • ► Para clínicas e laboratórios: Consultas, Honorários Médicos, Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT), e etc.
  • ► Para hospital: Consultas, Ambulatorial e Pronto Socorro, Honorários Médicos, SADT, Filme Radiológico ( Colégio Brasileiro de Radiologia), Materiais Descartáveis, Medicamentos e etc.
  • ► O que deve conter em uma proposta para credenciamento?
  • · Apresentação dos serviços e descrição das atividades ofertadas
  • · Prestador com filiais
  • · Proposta de Valores
  • • Negociação para credenciamento com a rede credenciada
  • ► Atributos para uma boa negociação
  • ► O que se deve considerar: Valores baixos e maior demanda ou Valores altos e menor demanda
  • ► Flexibilidade da negociação
  • ► Análise da Minuta Contratual, principais pontos a serem considerados
  • ► Diferenciais Importantes para Concorrer de Forma Adequada;
  • • Reajuste contratual, Extensão de Especialidades e ou Procedimentos
  • ► Negociação de reajustes, ponto de partida
  • ► Análise da cláusula contratual que estipula o índice contratual
  • ► Índices praticados no mercado de saúde
  • ► Como calcular o índice acumulado
  • ► Passo a passo para as extensões
  • • Estudos de Caso
  • • Suspensões de atendimentos e Descredenciamentos
  • ► Atuações legais em caso de suspensão dos atendimentos e descredenciamentos
  • • Gestão de Contratos
  • ► Acompanhamento e Controle dos contratos pactuados
  • ► Período de vigência
  • ► Atualização
  • ► Indicadores estratégicos
  • • Relacionamento entre áreas e glosas
  • ► A importância da parametrização
  • ► Relacionamento entre as Áreas
  • ► Evitando glosas
  • • Perspectivas do Mercado de Saúde
  • ► Crise financeira e suas consequências ao mercado
  • · Queda no número de beneficiários
  • · Aumento nos gastos clínicas/despesas hospitalares
  • · Envelhecimento da população
  • · Judicialização no mercado de saúde
  • · Nip’s
  • ► Perspectivas de novos modelos de remuneração
  • ► Sustentabilidade do mercado de Saúde
Objetivo

Capacitar o aluno para atuar de forma plena e independente em Serviços de Saúde nas áreas de Gestão Comercial, Negociação e Credenciamento, com domínio nas regras aplicadas no mercado, maximizando as receitas, em estrita conformidade legal.

Público alvo

Gerentes administrativo-financeiros, negociadores, profissionais da área comercial e, profissionais atuantes na área administrativa, de credenciamento de serviços médico-hospitalares, das diversas instituições de saúde.

Metodologia

Aulas expositivas com conteúdo teórico e prático;
Exercícios práticos;
Haverá disponibilização de apostila com material de apoio.

O que você vai aprender

  • Material de Boas Vindas Material de Boas Vindas
  • Módulo I - Noções de Gestão Comercial - Gestão de Relacionamento; - Vendas por Relacionamento; - Você Vende Algo – Portanto, Faça Direito; - Vendas Melhores em Mundo mais Instável; - Posicionamento Estratégico; - Clientes; - Fatores que Influenciam na Percepção e na Expectativa dos Clientes; - Canal de Comunicação com Cliente; - Gestão da Qualidade em Serviços.
  • Módulo II - Negociação - Processo de Negociação; - Negociação e Expectativa do Cliente; - Negociação e Qualidade nos Serviços; - Negociação e Cenário Global; - Negociação e Estratégias de Marketing; - Negociação e Relacionamento; - Negociação e Inovação; - Negociação e Fidelização; - Negociação e Mercado; - Regras de Negociações para Operadoras de Saúde.
  • Módulo III - Credenciamento - Conceito de Credenciamento; - Etapas do Processo de Credenciamento; - Tabelas Negociadas no Credenciamento; - Critérios para Credenciamento:; - Contratualização; - Gestão de Contratos; - Modelo de Contrato; - Diferenciais Importantes para Concorrer de Forma Adequada; - Relacionamento entre as Áreas; - Principais Leis e Resoluções Normativas; - Considerações Finais - Definições Básicas.