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Curso Como Montar e Gerir seu Negócio na Área da Saúde - ON-LINE

Matricule-se agora por R$ 480,00 R$ 410,00
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Descrição do curso

Os profissionais de saúde têm uma formação acadêmica totalmente voltada à prática clínica. Mas essa formação não os prepara para a gestão do seu consultório.

Este treinamento une teoria e prática e traz conhecimentos importantes para a gestão do negócio em saúde, com amplo material de apoio, planilhas e exercícios que lhe auxiliarão no dia a dia da gestão de sua clínica ou consultório.

Não há mais como negar: um consultório - de qualquer área de saúde -, já nasce como um empreendimento. Isto acontece porque os principais agentes do mercado (as operadoras de saúde, o seu contador, a legislação trabalhista, os bancos que lhe emprestam dinheiro etc.) já encaram o consultório como uma microempresa desde o momento da abertura.

Por isso, conhecer ferramentas básicas de gestão e de empreendedorismo é cada vez mais importante para garantir os resultados financeiros esperados.

Não se trata apenas de "montar meu consultório”. Trata-se de ter retorno aos investimentos feitos em equipamentos, em adequações estruturais e em seu próprio aperfeiçoamento pessoal e profissional e, além disso, obter um lucro que justifique todo o risco.

Categoria: Administração



Acesse o curso por 30 (trinta) dias.



Informações gerais

Objetivo

Desenvolver competências que tornem os participantes aptos a elaborar uma correta estruturação e posterior gestão de um pequeno negócio em saúde.

Público alvo

Este curso é voltado àqueles profissionais da saúde preocupados em adquirir conhecimentos na área de gestão e de empreendedorismo que lhes capacitem a administrar o seu negócio com sucesso, seja ele um consultório ou uma policlínica.




Metodologia

Módulo 1 –  Empreendedorismo, Gestão e Liderança
Objetivo: Desenvolver competências de empreendedor, gestor e líder.
Consideramos esta etapa como uma premissa de sucesso para a abertura e gestão do seu negócio. Abordamos conceitos importantes, propiciamos uma autorreflexão em relação aos seus talentos, seu modelo de gestão e suas habilidades na atuação com pessoas.

.: Aula 1 – Aprender a Empreender
- Empreendedorismo e o Perfil Empreendedor;
- Os desafios de Empreender na Área da Saúde;
- Como transformar uma Ideia em um Negócio Promissor.

.: Aula 2 – Como desenvolver seu Modelo de Gestão e Liderança
- A diferença entre Gestão, Liderança e Chefia;
- Ciclo de Gestão: Planejar, Executar, Controlar e Agir;
- Liderança Efetiva.

.: Aula 3 – Relacionamento Interpessoal
- Como lidar com diferentes perfis de pessoas
- Estilos de Comunicação;
- Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Módulo 2 – Estruturando o Negócio
Objetivo: Apoiar você na elaboração do Plano de Negócios, validar o conceito de negócio e partir para a ação efetiva, tirando-o do papel.
O interessante é que, mesmo que você já tenha um negócio em andamento, este módulo será útil para que você reveja pontos importantes e potencialize seus resultados. Além de conceitos, você terá acesso a exercícios e estudos de caso que lhe ajudarão de forma prática nesta etapa.

.: Aula 1 –  Avalie o Negócio
- Como as pessoas veem este tipo de negócio ou serviço;
- Análise de concorrência;
- Vantagens competitivas;
- Pontos forte;
- Pontos fracos;
- Análise SWOT;
- Barreiras de Mercado;
- Sazonalidade.

.: Aula 2 – Defina as Estratégias de Negócio
-Missão;
- Público-alvo;
- Objetivos de longo prazo;
 - Visão;
- Marketing;
- Portfólio de Serviços;
- Primeiros clientes;
- Nome e marca;
- Fornecedores;
- Pós-venda.

.:Aula 3– Modelo de Negócio
- Com Alguém ou Sozinho;
- Legalizando a Empresa;
- Contrato Social;
- Sistema Tributário Nacional;
- Encargos e Taxas;
- Para Finalizar.

.: Aula 4 – Como Selecionar e Treinar sua Equipe de Trabalho
- Competências Essenciais;
- Recrutamento e Seleção;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Retenção de Talentos.

.: Aula 5.1 – Plano Financeiro
- Investimento Inicial;
- Composição de Custos Fixos e Variáveis;
- Pró-labore;
- Previsão de Vendas.

.: Aula 5.2 – Plano Financeiro
- Custo hora;
- Materiais Diretos;
- Custo unitário do Serviço;
- Custo variável de Venda;
- Lucro;
- Mark-up;
- Preço de Venda;
- ROI – Retorno sobre o Investimento;
- Ponto de Equilíbrio.
Módulo 3 – Potencializando os Resultados do seu Negócio
Objetivo: Neste módulo abordaremos as melhores práticas para a gestão de dia a dia do seu negócio. O objetivo principal é que você seja capaz de atuar de modo a alcançar e manter os resultados previstos, gerando o engajamento das pessoas e a sustentabilidade necessária.

.: Aula 1 – Gestão Financeira
- Como Fazer;
- Controle Orçamentário;
- Fluxo de Caixa;
- Analisando os Resultados;
- Conciliação Bancária.

.: Aula 2 - Gestão de Processos
- Caracterização;
- Cadeia no Valor de Serviços;
- Expectativa do Cliente;
- Qualidade em Serviços;
- Poka Yoke – Resolução de Falhas.

.: Aula 3 - Gestão de Relacionamento com Clientes
- Posicionamento;
- Cultura de Excelência no Atendimento.

O que você vai aprender

  • Módulo I - Aula 1 – Aprender a Empreender Empreendedorismo e o Perfil Empreendedor Os desafios de Empreender na Área da Saúde Como transformar uma Ideia em um Negócio Promissor
  • Módulo I - Aula 2 – Como desenvolver seu Modelo de Gestão e Liderança A diferença entre Gestão, Liderança e Chefia Ciclo de Gestão: Planejar, Executar, Controlar e Agir Liderança Efetiva
  • Módulo I - Aula 3 – Relacionamento Interpessoal Como lidar com diferentes perfis de pessoas Estilos de Comunicação Desenvolva sua Inteligência Emocional
  • Módulo II - Aula 1 – Avalie o Negócio Como as pessoas veem este tipo de negócio ou serviço Análise de concorrência Vantagens competitivas Pontos forte Pontos fracos Análise SWOT Barreiras de Mercado Sazonalidade
  • Módulo II - Aula 2 – Defina as Estratégias de Negócio Missão Público-alvo Objetivos de longo prazo Visão Marketing Portfólio de Serviços Primeiros clientes Nome e marca Fornecedores Pós-venda
  • Módulo II - Aula 3 – Abertura do Negócio Com Alguém ou Sozinho Legalizando a Empresa Contrato Social Sistema Tributário Nacional Encargos e Taxas Para Finalizar
  • Módulo II - Aula 4 – Como Selecionar e Treinar sua Equipe de Trabalho Competências Essenciais Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento Retenção de Talentos
  • Módulo II - Aula 5.1 – Plano Financeiro Investimento Inicial Composição de Custos Fixos e Variáveis Pró-labore Previsão de Vendas
  • Módulo II - Aula 5.2 – Plano Financeiro Custo hora Materiais Diretos Custo unitário do Serviço Custo variável de Venda Lucro Mark-up Preço de Venda ROI – Retorno sobre o Investimento Ponto de Equilíbrio
  • Módulo III - Aula 1 – Gestão Financeira Como Fazer Controle Orçamentário Fluxo de Caixa Analisando os Resultados Conciliação Bancária
  • Módulo III - Aula 2 - Qualidade nos Processos Caracterização Cadeia no Valor de Serviços Expectativa do Cliente Qualidade em Serviços Poka Yoke – Resolução de Falhas
  • Módulo III - Aula 3 - Gestão de Relacionamento com Clientes Posicionamento Cultura de Excelência no Atendimento
  • Pesquisa de Satisfação Comente o que você achou do curso! Críticas e comentários serão muito bem-vindos e nos ajudarão a melhorar os nossos cursos!
Professores


Juliana Severo Formada em Administração de Empresas pela União Pioneira de Integração Social, especializada em Coaching Ontológico pela Homero Reis Inteligência Relacional e Coaching onde também atua como Coach e graduanda em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas. Certificada na Metodologia de Transferência de Aprendizagem 6D’s, atua na área organizacional desde 2002, onde alcançou ampla e consolidada experiência na área de vendas, gestão e desenvolvimento de pessoas e competências para aberturas, expansões e reestruturações de áreas comerciais e administrativas. Certificada pela Elogroup como Executiva em BPM (Business Process Management) atua nas organizações promovendo a gestão por processos e competências. É Instrutora do SEBRAE em Vendas, Marketing e Empreendedorismo.



Wagner Amaral Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, especializado em Empreendedorismo e Inovação pela Escola Longitude, MBA em Processos Gerenciais pelo IBMEC e Pós-Graduando em Empreendedorismo, Economia e Investimentos pela Antifrágil. Certificado em Projetos Empresariais – Planejamento Sustentável, ministrado pelo Dr. Luis Lobão. Certificado em gestão financeira pelo Instituto Mazini. Autor do Artigo Científico Gamificação como método motivacional e de engajamento de funcionários em Atividades Comerciais publicado no Congresso de Administração, Socieade e Inovação – CASI 2016. Atua na área organizacional desde 2011 onde alcançou experiência consolidada em estratégia de negócios e transformação em processos ágeis.